quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A Cultura Negra e Educação.


Segundo Nilma Lino Gomes, a cultura é mais que um conceito acadêmico. Ela diz respeito às vivencias concretas dos sujeitos.Homens e mulheres por meio da cultura,estipulam regras, convencionam valores e significações, parto da concordância de que negros e brancos são iguais do ponto de vista genético,porém discuto que, ao longo da experiência histórica, social e cultural, a diferença entre ambos foi constatada, pela cultura, como forma de classificação do ser humano.
A escola...
Enquanto instituição social responsável pela organização, transmissão e socialização do conhecimento e da cultura, revela-se como um dos espaços em que as representações negativas sobre o negro são difundidas. E por isso mesmo são importante local onde estas podem ser superadas.
Cabe ao educador...
Compreender como os diferentes povos, ao longo da história, classificaram a si mesmos e aos outros, como certas classificações foram hierarquizadas no contexto do racismo e como esse fenômeno interfere na construção da auto estima e impede a construção de uma escola democrática. É também tarefa do educador entender o conjunto de representações sobre o negro existente na sociedade e na escola, e enfatizar as representações positivas construídas politicamente pelos movimentos negros e pela comunidade negra.

Práticas pedagógicas...

A cultura negra pode ser vista como uma particularidade cultural construída historicamente por um grupo étnico/racial específico,não de maneira isolada, mas no contato com outros grupos e povos.Quanto tempo ainda esperaremos para que a escola e os educadores/as avaliem de forma séria e não essencializada a riqueza e a fecundidade da cultura negra construída no brasil.

O papel da cultura...

Esse é o papel da discussão sobre a cultura negra na educação;ressignificar e construir representações positivas sobre o negro, sua história, sua cultura, sua corporeidade e sua estética.

A cultura negra...
A cultura negra possibilita ao negros a construção de um "nós", de uma história e de uma identidade.Diz respeito a consciência cultural, a religiosidade, a vivência da negritude, marcadas por um processo de africanidade e recriação cultural. Esse "nós" possibilita o posicionamento de negro diante do outro e destaca aspectos relevantes da sua história e sua ancestralidade.

O cabelo crespo...

O cabelo crespo é um dos argumentos usados para retirar o negro do lugar da beleza.O fato de a sociedade brasileira insistir tanto em negar aos negros e às negras o direito de serem vistos como belos expressa, na realidade, o quanto esse grupo e sua expressão estética possuem um lugar de destaque na nossa constituição histórica e cultural.
O negro é o ponto de referência para a construção da alteridade em nossa sociedade.Ele é o ponto de referência para a construção da identidade do branco.Juntamente com o índio, o negro concretiza a nossa sociedade, a nossa cultura, as nossas relações sociais, O corpo negro pode ser tomado como símbolo de beleza, e não de inferioridade.Ele pode ser visto como o corpo guerreiro, belo, atuante presente na história do negro da diáspora, e não como corpo escravo, servil, doente e acorrentado como lamentavelmente nos é apresentado em muitos manuais didáticos de ensino fundamental.

Um comentário:

odair disse...

bom dia, professora.
ótima resenha da discussão.
com certeza este registro permitirá a continuidade da pesquisa e o apoio as outras professoras.
odair.